Entre o mar e a lagoa… EREB-SUL Bacupari,RS 2009


O Bacupari

Há muitas controvérsias sobre a origem do nome da Lagoa…

O nome bacopari pode ser uma homenagem a planta que era comum no local. Da família das Clusiaceae, a  Garcinia gardneriana possui frutos comestíveis tanto por homens quanto pela fauna e possíveis propriedades medicinais.Hoje em dia, porém agora é raro encontrar exemplares..

Já dizia o Botânico Rodrigo Cambará, que quando um local possui o nome nome de alguma planta, ou animal, é bem possível que aquela espécie já não exista mais lá com a abundância de antes, podendo até ter sido extinta localmente devido a um processo de exploração descontrolada.

Em Tupiguarani:

*BACOPARI — Depósito d’água
*BACUPARI ou BACURI —  “‘ybá ou yba” (fruta de árvore) + “cury”, fruto apressado, fruto que amadurece rápido.

Mas afinal? Lá é Lagoa do Bacopari ou é Lagoa do Bacupari?

Algumas placas por lá, alguns mapas da região, apresentam a primeira forma de escrita.. Bacopari. Algumas outras no entanto apresentam a outra forma escrita. Alguns moradores afirmam que por lá existia o Bacopari (Planta), outras fontes colocaram que existem várias lagoas denominadas de Bacopari ou Bacupari no Brasil. Nos mapas ela costuma ter outra denominação, Lagoa dos Barros. Esta seria uma das tantas denominações que aquela região já teve .

O Fato é que independente do nome, ela é uma lagoa de águas profundas (a mais profunda do estado) que mesmo assim possui uma grande área de águas rasas e cristalinas, caraterizando-se como uma verdadeira piscina natural.


10 Comentários so far
Deixe um comentário

existem duas palavras de origem tupi-guarani (fonte: http://www.girafamania.com.br/girafas/lingua_guarani1.htm )

BACOPARI — de depósito d’água
e
BACUPARI ou BACURI — de “‘ybá ou yba” (fruta de árvore) + “cury”, fruto apressado, amadurece rápido…

algumas placas por lá, alguns mapas da região, apresentam a primeira forma de escrita.. bacopari, será q a lagoa (a mais profunda do litoral BR – e com águas claras como característica) não lembraria um grande depósito de água??

descobri outra coisa, uma dissertação de mestrado da unisinos:
‘A TRADIÇÃO TUPIGUARANI NA PORÇÃO CENTRAL DA PLANÍCIE COSTEIRA DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL’
de MARLON BORGES PESTANA, 2007.

trecho: ‘Em recente estudo construíram-se três fases para a região, dentro da sub-tradição Corrugada, tradição Tupiguarani, são elas CAPIVARAS, CAPOROROCA e BACOPARI. Foi identificado um núcleo de povoamento ao redor da lagoa do Peixe, indicando um sistema complexo de instalação das aldeias que se estende da vila de Bojuru até o limite norte do município de Mostardas.’

vamos conhecer os índios!!! o nome já uma ótima dúvida!!!

há braços bacuparisienses

Comentário por Leo.. Schneider

http://www.anchietano.unisinos.br/publicacoes/textos/pestana2007/pestana-2007.htm

tinha esquecido de mandar o link do trabalho

aeee

Comentário por Leo.. Schneider

Poisé, isso que o LEO falou é real, “bacopari” é um termo pra designar corpos dágua e o nome de uma facção tupiguarani…

assim como capororoca que serve pra designar uma planta, um bicho e um bairro… Bacopari também é um termo comum… existem várias lagoas chamadas bacopari pelo brasil inclusive…

Vamos parar de dizer que o nome da lagoa foi homenagem a uma árvore que nem existe lá… tá errado!

Comentário por Luiz Barcellos

Depois desta pesquisa do Léo fica evidente a importância de se contatar as comunidades guarani do entorno,trocar uma idéia com nossos (as) colegas Antropólogos (as)… pra resgatar essa história.. o camping do seu Chico em Bacopari tá em cima de um sambaqui, ele mesmo nos mostrou os vestígios se referindo ao local como “a parada dos índios”… quem for prá lá tem que dar essa espiada,, quando estivemos na comunidade quilombola da Casca nos relataram a presença de sambaquis preservados em direção ao mar,, as comunidade locais conhecem, mas a princípio são lugares pouco frequentados,, vale a pena explorar,, como já dizia o Max são os Lençóis Riograndensis!!!!
abraço e axé pra todo mundo..

Comentário por Alana

por falar em camping, tem o camping do seu Antonio pro povo que tiver a fim de ficar mais em meio ao mato nativo, bem próxima a beira da lagoa.
Ele cobra 20 reais o carro, não importando quantos tiverem dentro e nem quantos dias irão ficar!!
Lá, diga-se, não tem chuveiro, nem luz elétrica, nem nada…. só a natureza, uh uh que beleza!!

Comentário por Carla Geologia!!

ENCONTREI NA FAZENDA UMA ÁRVORE PIRAMIDAL PERTO DA MATA, COM FRUTOS BEM AMARELOS,BEM REDONDOS,COM SABOR CITRICO ADOCICADO.A FAZENDA DE MEU PAI SE ENCONTRA NA MATA ATLANTICA, AQUI NO SUL DA BAHIA,A 15 KM DA cidade de IBIRATAIA. ONDE TAMBEM SE CONSERVOU MUITAS OUTRAS ÁRVORES PARA O SOMBREAMENTO DO CACAU.GOSTARIA DE SABER COM QUANTO TEMPO A PLANTA INICIA SUA PRODUÇÃO DE FRUTOS, E A FORMA DO MANUSEIO DA SEMENTE. E COMO A SEMENTE DEVE SER PLANTADA.MUITO GRATO ALIOMAR JUNIOR.

Comentário por ALIOMAR DE ALMEIDA SOUZA JUNIOR

SOBRE O BACUPARI!!! a árvore…
Frutos bem redondos?? não o bacupari tem frutos ovalados, com pouca polpa, mas realmente muito saborosa…concerteza é um dos melhores sabores que eu experimentei!
Bueno…já plantei bacupari…o lance meu véio é dar uma escarificada na semente…pode ser um choque térmico…água fervente e depois água gelada…deixar por uns dias de molho na água e repetir o preocesso… daí tu planta e ESQUECE DA VIDA…ela germina, mas demora de 6 meses há 2 anos…aqui no sul demora um pouco mais pelo clima..eu acho! mas pra aprender mesmo…só plantando!

ABRAÇOS VIVEIRÍTICOS!!!

Comentário por PANDA

Bacopari ou Bacupari é um dos lugas mais lindos do nosso litoral norte, uma vez que é frequentado somente por pessoas que realmente amam a natureza e que querem fazer parte dela, nem que seja por alguns meses ou mesmo dias!!!!
A Lagoa do Bacopari é um espetaculo da natureza e cabe a nós mantê-la.
Temos tambem q salientar que Bacopari possui três lagoas sendo elas conhecidas como lagoa negra, lagoa verde e lagoa azul, sendo esta a mais bonita.

Comentário por natasha

Olá Pessoal!
Bom, eu sou o autor da Dissertação citada acima. Estou completamente a disposição para falar das tradições ou fases arqueológicas registradas na Planície Central Costeira, inclusive as que tratam de Bacopari!
Grande abraço a todos
Marlon

Comentário por Marlon Pestana

Olá tudo bem,gostaria de fazer uma reclamacão a respeito de um terreno que eu comprei em volta da lagoa e até hoje não o recebi ?? No aguardo de sua resposta agradeço.

Comentário por nicolau mesman




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: